Representantes em Miami, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Manaus
Email: contato@fernandomarinho.com.br / Telefone: +55 (21) 8154-9940
CONTATO
Nome:
Email:
Telefone
Cidade:
Estado:
Mensagem:
 
Você precisa de uma BIA ?
No ambiente de Continuidade de Negócios, uma das mais importantes atividades realizadas em qualquer trabalho é o "Business Impact Analysis" (Análise de Impacto nos Negócios) ou, simplesmente, BIA.

Uma visão estratégica de continuidade deve dar prioridade aos processos de negócios mais importantes da empresa (críticos), para só então partir para o planejamento dos procedimentos de contingência e a definição mínima dos componentes que devam ser replicados.

Entretanto, nesse momento, a empresa encontra uma grande dificuldade: como mensurar -dentre os seus mais importantes processos- a sua ordem de retomada? Quem teria o conhecimento de cada um deles para definir quem merece e de quanto seria um investimento para Continuidade ? E, o mais importante: como evidenciar esta decisão ?

Para solucionar este dilema, definiu-se uma Análise de Impacto nos Negócios.

Todo empresário e executivo conhece a definição de "custo" e o seu reflexo, na estrutura da Empresa.

Uma "BIA" dá um passo além desta definição, indicando o valor de custo de parada para cada Processo analisado. O Custo de parada é a avaliação, caso a caso, do respectivo valor agregado que o Processo adiciona ao fluxo de Processos, no Principal Negócio da Empresa.

De uma forma mais simples: torna-se fácil avaliar a importância dos Processos de Negócios empresariais, frente aos Impactos causados (multas, dano à imagem da empresa, suspensão de serviço ao cliente, etc.) em situações de paralização de atividades. Difícil é saber em qual ordem vamos restaurar cada um dos processos afetados.

A "Bia" nos indica este caminho, mensurando o VALOR da parada do processo, em função da perda que o negócio da empresa sofre. Desta forma, fica fácil para quem planeja, avaliar o custo de investimento na Continuidade da Empresa.

Na verdade, como Consultor em Continuidade de Negócios e Recuperação de Desastres, eu recomendo esta atividade como o marco inicial de projetos.

Podemos encontrar, no mercado nacional e internacional de continuidade, uma série de ferramentas automatizadas (software) que simplificam o processo de gestão destas informações.

De valores que variam de US$ 200 a US$ 70,000.00, sua finalidade é a mesma: centralizar as informações levantadas atráves de um processo de entrevistas "top-down" junto aos gestores dos Setores da empresa, para a ordenação da prioridade de restauração, de acordo com os valores elencados.

Um programa que realize a "BIA" não é fundamental para a excução de um projeto de Continuidade de Negócios. Mas ajuda, e muito, no gerenciamento e atualização das informações que a compõe.
 
  Email: contato@fernandomarinho.com.br / Telefone: +55 (21) 8154-9940
MD2 Criatividade e Tecnologia